Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

23/02/11

O Bebé de Fran Manushkin e Ronald Himler



O Bebé, Sá da Costa Editora, Novembro de 2008
22.8 x 22.6 cm.     32 págs.



Texto: Fran Manushkin
Ilustrações: Ronald Himler






Nada melhor do que iniciar este blogue com um livro dedicado à vida na sua génese. Neste livro, o protagonista, um bebé que vive muito confortavelmente na barriga da mãe, recusa-se terminantemente a nascer. Um a um, os membros da família tentam convencer o bebé a abandonar o seu cómodo e tranquilo mundo intra-uterino, embora sem êxito. Eis que, depois de um dia de trabalho, o pai chega a casa e afectuosamente vai beijando e abraçando toda a família, ou melhor, quase toda a família, porque o beijo dado no ventre não satisfaz o bebé, que só assim se sente impelido a nascer.
Primeiro livro ilustrado da escritora Fran Manushkin, publicado pela primeira vez em 1972 pela Harper & Row, foi considerado pelo School Library Journal como o pior livro ilustrado do ano. Talvez por isso em 2001 a edição em inglês de Baby, Come Out! tenha ganho um novo colorido. No entanto, várias reedições parecem ter demonstrado que este livro, com imagens a preto e branco, funciona bem com o texto, despertando o interesse dos mais pequenos... e também dos mais graúdos.