Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

30/03/11

O ganso do charco


O ganso do charco, Livros Horizonte, 2006 [2004]
23.7 cm. x 27.7 cm.        28 págs.

Texto e ilustrações: Caroline Jayne Church



Na quinta, o bando de gansos de penas reluzentes rejeitava o ganso que chapinhava na lama. O que o grupo não sabia era que o ganso sujo ganhava assim uma bela camuflagem e nas noites de lua cheia, enquanto a raposa corria atrás do bando, o ganso do charco passava despercebido. Quando finalmente foram ter com o ganso diferente e este lhes explicou o que acontecia, passou a reinar a tranquilidade na quinta. Agora todos chapinhavam na lama. Até que o tempo mudou e o ganso diferente foi procurar uma poça de água limpa para se lavar. Começou a nevar. A raposa apareceu e voltou a perseguir todos os gansos menos o ganso do charco, que tinha sabido camuflar-se a tempo mas a quem ninguém tinha dado ouvidos. Mesmo assim, decide ajudar o grupo afugentando a raposa, que nunca mais se irá aventurar por aquelas paragens.
É curioso como a utilização de uma ideia semelhante (personagens camufladas no ambiente) pode resultar em projectos tão diferentes (ver post anterior).
A Bruxa Mimi é um livro centrado nos afectos enquanto o Ganso do charco aborda sobretudo a questão da integração no grupo e reconhecimento dos pares.

Sem comentários:

Enviar um comentário