O Cuquedo, Livros Horizonte, 2008
29.8 cm x 21 cm 34 págs.
Menção Especial
do Prémio Nacional de Ilustração 2008
Texto: Clara Cunha
Ilustrações: Paulo Galindro
Quem tem medo de monstros?
Através de uma teia de animais-personagem, (os hipopótamos, as zebras, os elefantes, as girafas e os rinocerontes) que vão passando palavra entre si, vai-se transmitindo a ideia de que há um ser assustador que surge aos animais quando estes estão parados. É por isso que todos os animais da selva se deslocam num movimento incessante com medo da aparição do Cuquedo. E não é quando este surge, mas só quando inesperadamente os assusta, que os animais descobrem quem é o Cuquedo: um novelo de lã com um aspecto risível e infinitamente mais pequeno do que qualquer um deles.
O texto em forma de lengalenga, juntamente com as expressivas ilustrações dos animais transportam deliciosamente o leitor pela história surpreendendo-o no fim, sendo certamente curioso verificar em que momento do seu percurso evolutivo conseguirá cada criança apreender o nonsense no final da história.
Para além disso, O Cuquedo é um livro que provoca o nosso imaginário chamando a atenção sobre o comportamento de massas e levantando a questão da reflexão individual, tudo de uma forma muito divertida e acessível aos mais pequenos.
Sem comentários:
Enviar um comentário