Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

22/03/11

O Cuquedo






O Cuquedo, Livros Horizonte, 2008
29.8 cm x 21 cm     34 págs.

Menção Especial 
do Prémio Nacional de Ilustração 2008


Texto: Clara Cunha
Ilustrações: Paulo Galindro









Quem tem medo de monstros?
Através de uma teia de animais-personagem, (os hipopótamos, as zebras, os elefantes, as girafas e os rinocerontes) que vão passando palavra entre si, vai-se transmitindo a ideia de que há um ser assustador que surge aos animais quando estes estão parados. É por isso que todos os animais da selva se deslocam num movimento incessante com medo da aparição do Cuquedo. E não é quando este surge, mas só quando inesperadamente os assusta, que os animais descobrem quem é o Cuquedo: um novelo de lã com um aspecto risível e infinitamente mais pequeno do que qualquer um deles.
O texto em forma de lengalenga, juntamente com as expressivas ilustrações dos animais transportam deliciosamente o leitor pela história surpreendendo-o no fim, sendo certamente curioso verificar em que momento do seu percurso evolutivo conseguirá cada criança apreender o nonsense no final da história.
Para além disso, O Cuquedo é um livro que provoca o nosso imaginário chamando a atenção sobre o comportamento de massas e levantando a questão da reflexão individual, tudo de uma forma muito divertida e acessível aos mais pequenos.

Sem comentários:

Enviar um comentário