Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

23/03/11

Pê de pai





Pê de paiPlaneta Tangerina, 2006
22,6 cm x  20,2 cm       28 págs.


Menção Especial Prémio Nacional de Ilustração 2006   (entre outros)


Texto: Isabel Minhós Martins
Ilustração: Bernardo Carvalho


Pai esconderijo, pai seta, pai motor, pai sofá... em que outras coisas se pode um pai transformar para um filho?
Neste título da Planeta Tangerina são-nos mostrados alguns dos papéis que os pais assumem ao interagirem com os seus próprios filhos. Cada página do livro é apresentada como uma ilustração colorida com a respectiva legenda. As figuras são simples e facilmente identificáveis pelos mais pequenos que, em duas ou três leituras com o adulto conseguem reconhecer e verbalizar os vinte e quatro tipos de pais, como se já fossem leitores experientes. A rima que encontramos nas páginas pares é outro elemento que poderá ser explorado. 
Pê de pai é um livro que joga com as cumplicidades existentes entre pais e filhos, e irmãos também (as crianças representadas são de ambos os sexos), ao abordar situações habituais da vida familiar. É um livro que definitivamente contribui para o fortalecimento de laços entre pais e filhos.

http://www.planetatangerina.com/publico/2.editora_livros_3.html
http://www.planetatangerina.com/publico/4_pdfs/prop_pai.pdf


Sem comentários:

Enviar um comentário