Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

14/04/11

Dorme bem, cavaleiro


Dorme bem, cavaleiro, Editorial Estampa, 2008 [2006]
28 cm. x 25 cm.       32 págs.


Texto e ilustrações: David Melling


Nasceu uma princesinha no castelo e o príncipe não percebe o motivo de tanta agitação. Um dia, enquanto a bebé dormia, a gata real apodera-se da almofada e destroça-a, provocando-lhe um choro interminável. O rei, preocupado, manda o seu cavaleiro encher a almofada com o que de mais macio encontrasse. O cavaleiro parte em direcção à floresta assustadora decidido a fazer o que o rei lhe pedira. Depois de muitas aventuras e perigos, consegue arranjar a almofada e voltar ao castelo, onde todos o esperavam ansiosamente. De imediato testaram a reconstituída almofada, mas a princesa continuou a chorar desconsoladamente. Já ninguém a podia ouvir... até que o príncipe se lembrou de pegar na irmã ao colo e ela, aconchegando-se, finalmente adormeceu, serena. E todos puderam descansar felizes no castelo.
Dorme bem, cavaleiro engloba duas histórias bem definidas: as aventuras do cavaleiro, por um lado e, por outro, o nascimento de um bebé —abordado do ponto de vista do irmão e da família e do ponto de vista do bebé. O final desta história fez-me lembrar O Bebé de Fran Manushkin (ver texto). Neste caso a bebé também irá reagir docemente aos afectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário