Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

12/04/11

Gato Marau


Gato Marau, Gatafunho, Agosto de 2005 [2003]
26 cm. x 26 cm.      32 págs.


Texto e ilustrações: Tracy-Lee McGuinness-Kelly


As aventuras do Gato Marau na cidade fedorenta têm sempre resultados imprevisíveis. Tal como uma criança, os actos naturais e irreflectidos do gato nem sempre são entendidos no mundo de ordem e disciplina dos adultos. 
O Gato Marau vive numa cidade enorme e suja. É um gato que não se limita a ficar em casa e anda sempre de um lado para o outro, à descoberta. Um dia vê várias latas de tinta à mão de semear e desata a pintar na parede de um prédio. O dono enxota-o cheio de raiva, arrependendo-se logo a seguir ao reparar que as pessoas paravam para admirar a pintura. No parque, decide molhar um homem engravatado. Mais tarde apanha flores de um jardim para oferecer um ramo a uma velhinha tristonha. Depois vai comer e deixa cair a casca de banana no chão e, para acabar, entra pela janela aberta de uma casa e põe-se a saltar por cima do colchão. A primeira reacção dos adultos é sempre de grande irritação, fazendo com que o gato fuja a correr, mas depois, ao observarem as consequências mudam radicalmente de atitude. "És o gato mais fixe do bairro" dizem. E continuam: "Gato Marau, Gato Marau, afinal não és assim tão mau!"

Sem comentários:

Enviar um comentário