Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

01/04/11

Ovelhinha dá-me lã


                         Ovelhinha dá-me lã, Kalandraka, Janeiro de 2010
                         22.8 cm. x 22.5 cm.             28 págs.


                         Texto: Isabel Minhós Martins
                         Ilustrações: Yara Kono



-Ovelhinha dá-me lã.
-Para que queres a minha lã?

É este o refrão que o menino-protagonista utiliza para poder fazer roupas bem quentinhas com que se abrigar do frio: um casaco, um barrete, um bom cachecol, um par de luvas, um par de meias, um sobretudo. Mas não fica por aqui. Perante a extrema generosidade da ovelhinha tosquiada, o menino decide tricotar mais peças de roupa de forma a proteger a sua amiga do frio, revelando uma atitude de autêntica partilha.
Trata-se de um texto rimado, escrito de uma forma muito clara, com recurso a um vocabulário também muito adequado, o que nem sempre acontece na literatura infantil em verso.
As ilustrações da Yara Kono são de uma sensibilidade e de uma coerência fora do comum entrando em produtivo diálogo com o texto e criando uma atmosfera que apela ao que de mais genuíno há em nós.

Uma proposta: por que não musicar o texto?


Sem comentários:

Enviar um comentário