Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

16/06/11

Os quatro amigos


Os quatro amigos, Kalandraka, 2010 [1857]
22,8 cm. x 22,5 cm.            32 págs.


Jacob e Wilhelm Grimm
Ilustrações: Gabriel Pacheco


Era uma vez um burro velhinho que já não conseguia transportar a carga para o moinho. O seu dono decidiu deixar de o alimentar alegando que só lhe dava prejuízo. Ali perto, um cão levava uma tareia monumental por não mais servir para a caça e um gato quase morria afogado pela caseira porque perdera a habilidade de apanhar ratos. Noutra quinta das proximidades, um galo desesperava quando percebeu que ia servir de refeição para os convidados do dia seguinte. Burro, cão, gato e galo fugiram dos seus algozes e juntaram-se rumando em direcção a Bremen a fim de se tornarem músicos. Entretanto anoiteceu e pararam para descansar. O galo, empoleirado no cimo de uma árvore, viu uma luz que parecia ser de uma casa e resolveram ir até lá. Assim que chegaram, observaram desde fora como três ladrões sentados à volta de uma mesa bem guarnecida se preparavam para jantar. Os quatro amigos, famintos, assustaram e afugentaram os ladrões, que nunca mais se atreveram a voltar àquela casa.
O clássico dos irmãos Grimm, mais conhecido como Os músicos de Bremen, volta a ganhar vida nesta edição da Kalandraka. Decididamente, não se trata de mais um livro-lembrete. É um livro que marca a diferença devido às ilustrações de Gabriel Pacheco, que de modo contínuo e persistente desafiam a imaginação dos mais pequenos. Nesta recriação, as caracterizações das personagens, tanto dos amigos como dos ladrões, a cenografia, a eleição das cores… tudo contribui para que possamos participar activamente em todos os actos deste drama e para nos regozijarmos no fim com o feliz desenlace: a demonstração de que a união faz a força.

Sem comentários:

Enviar um comentário