Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

10/05/11

Cantar Juntos 2


Cantar Juntos 2, A PAR - Aprender em Parceria, 2010
22,5 x 20 cm.       94 págs.


Maria Emília Nabuco, Coordenadora Científica do Projecto A PAR
Ilustrações: Madalena Matoso, Planeta Tangerina


CD
Co-produção: José Moz Carrapa, A PAR
Direcção Musical: Ana Sofia Sequeira, Pedro Fragoso e Rute Prates
Gravação, Mistura e Masterização: José Moz Carrapa


A Associação Aprender em Parceria (A PAR), inspirando-se num projecto semelhante da Peers Early Education Partnership (PEEP), lançou em 2010 Cantar Juntos 2, Livro e CD com canções e rimas para crianças dos 3 aos 6 anos, seus pais e educadores. Podia ser mais um CD de música para crianças, mas não é. Logo no primeiro tema chamam a atenção os fantásticos arranjos, quase todos da autoria de Ana Sofia Sequeira, Pedro Fragoso e Rute Prates, mas não só. Aliados à música e aos arranjos (que não têm nada a ver com a maior parte dos CD´s de música para crianças de qualidade mais do que duvidosa que podemos encontrar actualmente no mercado) a compilação de textos/poemas não desmerece, pelo contrário, reflecte a sabedoria e a atenção de uma escolha criteriosa. Para além disso, o excelente design do livro, a cuidada paginação e as ilustrações da Planeta Tangerina, a cargo da Madalena Matoso, completam o projecto contribuindo para que este seja considerado uma autêntica obra de arte. Uma obra de arte que ainda por cima pode ser usada quantas vezes quisermos e que, como se não fosse pouco, ganha qualidade sempre que isso acontece, pelo reconhecimento de novos significados e ideias sugeridos através dos textos e da música. 
Ao terceiro dia já todos trauteávamos as músicas e gostaria de referir, de entre as 48, com especial carinho, o "Ai Lim", "A Roseira", "Eu sou o lobo mau", "A brincar para o castelo", Formiguinha descalça", "Vamos à caça do urso" (perfeita para ser dramatizada), "Uma velha tinha um gato", "Canção do ABC", "O pai" e "A dança dos cinco passos".
Também existe o Cantar Juntos 1, para crianças dos 0 aos 3 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário