Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

23/05/11

Lenda das amendoeiras em flor


Lenda das amendoeiras em flor
col. Expresso + novos "Lendas de Portugal", Zero a Oito, 2007
19.9 cm. x 20.1 cm.         28 págs.


Adaptação de texto: Ana Oom
Ilustrações: Madalena Matoso


Há alguns anos fiz a colecção do Expresso "Lendas de Portugal" destinada aos mais novos. A concepção do projecto foi da Zero a Oito, que contou com a participação de 12 ilustradores, para além de juntar um CD com músicas e a história narrada por Bárbara Guimarães.
Lembro-me que o meu preferido era a Lenda das amendoeiras em flor, por acaso ilustrado pela Madalena Matoso.


Num Algarve ainda dominado pelos árabes, um rei mouro apaixonou-se por uma escrava trazida das suas razias no norte. A bela jovem de cabelos de oiro, tez pálida e olhos cristalinos não resistiu aos encantos do rei e acabaram por casar. Mas a felicidade dos dois não durou muito, porque a rainha desabou na mais profunda das tristezas. Foram convocados ao palácio todos os sábios do mundo, sem êxito. Até que um dia o poeta do reino, em conversa com a rainha, percebeu a razão do seu desgosto: as saudades da terra natal e da neve incessante que caía nos campos. O rei fez plantar de imediato milhares de amendoeiras e no Inverno seguinte, um manto branco, imenso, acabado de desabrochar, cobria toda a paisagem até ao mar.


Bonita história de amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário