Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

17/05/11

A lagartinha muito comilona


A lagartinha muito comilona, Kalandraka, Junho 2007  [1969]
21,6 cm. x 30,1 cm.          28 págs.


Texto e ilustrações: Eric Carle
Tradução: Ana Aires e Isabelle Buratti


Era uma vez um ovo. De dentro dele saiu uma lagartinha muito magra. Tinha de se alimentar e por isso iniciou um ritual ancestral:


segunda-feira comeu uma maçã;
terça-feira comeu duas peras;
quarta-feira comeu três ameixas;
quinta-feira comeu quatro morangos; 
sexta-feira comeu cinco laranjas.


Só que um dia a lagartinha comeu demais (de tudo o que uma criança... ups, lagartinha, lagartinha! adora mas não deve comer) e ficou com uma grande dor de barriga. Agora era uma lagarta gorducha (com refegos e tudo). Construiu um casulo, abriu a porta (a porta não, um buraco) e voou.


Livro esteticamente muito conseguido (vale a pena assistir ao vídeo do Eric Carle a criar a lagartinha), com uns divertidos buraquinhos na fruta à medida dos pequenos dedos das crianças. E a modo de cólofon, o autor presenteia-nos com aquilo que queremos para os nossos filhos: que no fim voem como lindas borboletas (se bem que por mais tempo, por uma vida bem mais longa, uf!).

Sem comentários:

Enviar um comentário