Onda, Gatafunho, 2009 [2008]
18,2 x 31 cm. 38 págs.
Ilustração: Suzy Lee
A menina correu em direcção ao mar, radiante, sob o olhar atento das gaivotas, afastando-se da mãe, que esboçava um sorriso enternecido. O vestido de algodão fino esvoaçava e o cabelo ondulante acompanhava os seus movimentos. O mar tornava-se mais nítido à medida que abrandava, até que parou e, junto a ela, as gaivotas. A menina olhava para o mar interrogando-o, interrogando-se. "Como será?" As gaivotas olhavam para a menina interrogando-a, interrogando-se. "Como será?"
De repente, um repuxo de água e espuma subiu a praia. "Depressa, é preciso fugir!"
Virada de novo para o mar e transformada num ameaçador gigante, a menina rugiu "Grrrrr!" enquanto aquele retrocedia. No instante seguinte observou frente a ela, à distância, uma massa líquida, informe, de volutas e espuma movimentando-se sabe-se lá ao sabor de que poderes. Até que a acalmia chegou. Esticou o braço. Aventurou-se molhando a ponta do pé. Gostou da sensação e daí a nada deu por ela a chapinhar despreocupadamente. O olho vivo das gaivotas deslocava-se entre aquela agitação de água e luz e um ponto mais além. "Cuidado!" A onda cresceu, cresceu, cresceu. A menina correu, correu, correu. Julgando-se a salvo desafiou novamente o mar e este desabou sobre ela. "Tchapum!" Agora sim estava toda ensopada. O cabelo escorrido. O vestido de algodão fino colado ao corpo. Eis que, sentada na areia, ainda desorientada, se acha rodeada de objectos aos milhares: são conchas de muitas formas, estrelas-do-mar e outros bichos engraçados. "Oh! Que bonito!" As gaivotas aproximam-se e chamam com a menina a atenção da mãe. "Olha, mãe!" grita entusiasmada levantando as mãos, mostrando o seu tesouro. A mãe sorri. Passado um bocado diz: "Está na hora de ir embora. Vai lavar as mãos. Amanhã voltamos outra vez". E avançam as duas pela areia, de regresso, a menina a secar ao vento, esboçando um sorriso enternecido, despedindo-se daquele dia bem passado.
O que pensará a Suzy Lee desta interpretação?
Gostei muito deste livro. A ver se um dia o adquiro
ResponderEliminarObrigada por dar a sua opinião. De qualquer modo queria só esclarecer que este álbum não tem texto. O que eu escrevi foi uma interpretação feita a partir das ilustrações da Suzy Lee.
ResponderEliminarAté breve