Literatura infantil para todos.

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v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

05/05/11

O sapo e o tesouro


O Sapo e o Tesouro, Caminho, 2009  
23,5 x 20,5 cm.        28 págs.


Texto e ilustrações: Max Velthuijs


Quando os miúdos começam a fazer perguntas é bom sinal. É sinal daquele desconforto saudável a que me referia no post anterior e que faz com que os leitores se tornem activos e se apropriem dos livros. As histórias do Sapo, de Max Velthuijs são exemplo disso. Em livros em que as ilustrações são leais ao texto, o autor levanta questões importantes, enquadra e relativiza outras, apresenta alternativas...
Por exemplo, n'O Sapo e o Tesouro, o Sapo convida o Ursinho a procurar um tesouro. O primeiro mostra-se muito confiante, aparentando saber perfeitamente o que devem fazer para encontrar o tesouro. Começam a cavar num determinado lugar indicado pelo Sapo e continuam, continuam... até que a dada altura se encontram os dois num buraco escuro do qual não conseguem sair. Gritam, mas ninguém os ouve até que, na manhã seguinte, os amigos (a Pata, o Porco e o Rato) os descobrem e os resgatam. O Sapo conta o que aconteceu e mostra-se inconsolável porque tinha causado uma grande aflição ao Ursinho e ainda por cima não havia tesouro nenhum. Então o Rato, pegando numa pedra da terra amontoada junto ao buraco, anunciou que na verdade o Sapo tinha efectivamente encontrado um tesouro porque aquela pedra contava mais de cem milhões de anos. O livro termina com a decisão do Sapo de entregar o tesouro ao Ursinho porque acredita que ele merece.
Trata-se de uma história com um certo suspense (estamos sempre na expectativa de saber se irão encontrar um tesouro e o que será o tesouro) em que, após um momento de indecisão se chega à conclusão de que afinal o tesouro existe, mas que ultrapassa os limites do material. Em que medida é que as crianças podem entender isto? Não tenho uma resposta única, mas definitivamente pressentem-no e perguntam: mas a pedra é o tesouro? porque é que o Sapo deu a pedra ao Ursinho e não ficou com ela?

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