Literatura infantil para todos.

ARQUIVO DO BLOGUE NO FIM
v. 2 Criei o Triciclo de papel porque sentia necessidade de escrever sobre livros infantis e partilhar o que penso com outras pessoas. É um blogue não académico, não institucional, talvez (espero) mais um contributo para a divulgação da literatura infantil.

v.1 Triciclo de papel
é um blogue dedicado à literatura infantil, publicada em Portugal e Espanha, considerada na sua função didáctica e formativa e, como não podia deixar de ser, perspectivada de uma forma lúdica.
O subtítulo literatura infantil para todos remete para os nossos filhos, para os nossos alunos, mas também para nós, que muitas vezes não temos tempo para ler senão os livros supostamente dedicados a eles.

11/05/11

Lucy Cousins




Viva o peixinho! 
col. Borboletras, Caminho, Abril de 2009  [2005]
Tradução: José Oliveira
30 cm. x 25,8 cm.      40 págs.


Texto e ilustrações: Lucy Cousins










Comprei este livro há dois anos, na feira do livro de Lisboa, no recém inaugurado Espaço Leya. Estava colocado bem à vista, em cima de uma mesa. A capa mostrava uma simpática mãe peixe e o seu querido filhote a olharem um para o outro em expressão de alegre cumplicidade. O título era Viva o peixinho! e a autora Lucy Cousins. Parecia o único exemplar. A percepção do que acabei de descrever durou o instante dum relance. Incrível o que podemos apreender em tão curto espaço de tempo. Agarrei rapidamente no livro equilibrando os sacos da maneira mais confortável possível de forma a libertar as mãos. Eu já conhecia a Lucy Cousins, a autora da Maisy, pelo álbum de janelas Um dia com Maisy — que fez as delícias do meu nº 1, mas que já não conseguiu resistir intacto à curiosidade exploratória da minha nº 2— pelo que folheei o livro avidamente. Lembro-me de pensar que o preço tão barato se devia certamente ao facto de se tratar do último exemplar disponível e, segurando no livro com firmeza, dispus-me a pagar. Meses mais tarde soube que o álbum colorido, concebido em rima, onde podemos encontrar todos aqueles peixes tão originais desfilando pelo vasto mar sob a batuta do anfitrião peixinho, fazia parte de uma colecção de capa mole da Caminho, a Borboletras, lançada a preços muito convidativos. Este ano na feira do livro lá estava a mesma banca no Espaço Leya com um exemplar deste e doutros títulos da colecção... mas na estante havia mais.






Um dia com Maisy, Âmbar, 2005  [2001]
27 cm. x 26,8 cm.     12 págs. e 36 janelas


Texto e ilustração: Lucy Cousins

Sem comentários:

Enviar um comentário